sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Do livro A Auto-Estima do seu Filho

          O Pequeno Príncipe nos disse: "Todas as pessoas grandes já foram um dia crianças, mas poucas se lembram disto" .
          A luta diária travada na educação de meus quatro filhos mais a certeza de que a infância tornou-se a melhor etapa de nossas vidas, mas que deve ser esquecida; o desejo de conhecer melhor esta etapa da vida para poder melhor orientar minhas alunas de Shantala, levou-me a fazer uma especialização em              
psicologia da educação. As reflexões que surgiram deste estudo quero compartilhar com vocês e para isso vou recorrer a  Dorothy Corkille Briggs, autora do livro A Auto-Estima de seu Filho

          A partir de hoje vou colocar pequenos textos retirados deste livro, que muito me ajudou.

           Muitos pais deparam-se com os filhos cheios de problemas,  mesmo tendo se dedicado ao máximo na tarefa de educá-los. As crianças nos chegam trazendo muitas expectativas, e na maioria das vezes nos empenhamos e muito para oferecer-lhes o melhor, em tudo, alimentação, vestuário, brinquedos atraentes, assistência médica, leva e traz na escola! e academias, e aulas de línguas.... E ainda assim, nosso filho pode não corresponder exatamente aos resultados esperados. E a pergunta que nos fazemos é "Como pode o meu filho ter problemas, quando fiz tanto, e me esforcei tanto?".  Às vezes uma preocupação insistente surge em nossas consciências para nos fazer pensar num modo de manter nossos filhos afastados das drogas, abandono da escola, da delinquência, doenças venéreas e filhos ilegítimos.
          A Realidade pode levar-nos a perder a confiança em nós mesmos como pais e pensamos; "Devo bater, discutir ou ignorar? "O que devo fazer agora?"

          Queremos coisas positivas para nossos filhos: confiança interior, um objetivo e senso de participação, relações construtivas com os outros, êxito na escola e no trabalho.

          Sabemos , hoje, que se a criança tiver uma auto-estima elevada, ela terá sucesso. E o que é auto-estima? É a maneira pela qual uma pessoa se sente em relação a si mesma. É o juízo geral que faz de si mesma - o quanto gosta de sua própria pessoa. Não é uma pretensão ostensiva, é um sentimento calmo de auto-respeito, um sentimento do próprio valor. A idéia que seu filho faz de si mesmo influencia suas escolhas, na verdade, a auto-estima é a mola que impulsiona a criança para o êxito ou fracasso como ser humano.


O auto respeito sólido baseia-se em duas convicções principais:

"EU POSSO SER AMADO" - Eu sou importante e tenho valor porque existo

e

"EU TENHO VALOR" - Posso dirigir a mim mesmo, e a meu ambiente, com competência. Sei que tenho alguma coisa a oferecer aos outros.

          Alguma semelhança com as necessidades que nós próprios temos? A importância da satisfação destas necessidades nos acompanha por toda a vida, e preste atenção, existe uma diferença entre SER AMADO e SENTIR-SE AMADO. Como podemos ter a certeza de que o amor que temos por nossos filhos está realmente chegando até eles?

          Até os 5 anos a criança já tem uma auto imagem formada a partir da qualidade de suas relações com aqueles que desempenham papel significativo em sua vida, então bora lá compreender como é que se desenvolve esta tal de auto-estima.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário